2010: O ano dos recalls

01/12/2010 12:53

Nunca se ouviu falar tanto de recall como neste ano. Somente no Brasil foram mais de um milhão de veículos envolvidos, num total de 40 chamados. Até marcas de luxo como Ferrari e Jaguar fizeram parte das estatísticas de recalls.

Uma coisa que chama a atenção são carros novos, modelos 2010 e até 2011 que são convocados. O mais recente foi da Nissan, que terá que fazer ajuste em 600 mil carros em todo o mundo e mais de 35 mil só no Brasil.

O tema ganhou tanta importância que o não atendimento a esses chamados irá constar no Registro Nacional de Veículos - Renavam. Os motoristas terão que ficar atentos porque as informações farão parte do Sistema de Registro de Avisos de Risco de Veículos Automotores, que o Governo brasileiro está criando como parte do Registro Nacional de Veículos.

Pesquisa

O problema não é um privilégio dos brasileiros, é em quase todos países onde se anda de carro. Em todo o mundo, empresas de diversos setores estão investindo em ferramentas de análise para controlar com precisão o tempo de desgaste das peças e as falhas que podem ocorrer num curto ou num longo prazo. De acordo com dados da ReliaSoft, empresa de treinamento, consultoria e desenvolvimento de softwares de confiabilidade, 75% das empresas que procuram suas soluções estão relacionadas a áreas de manutenção e processo, os outros 25% são da área de desenvolvimento de produtos. A Engenharia da Confiabilidade é bastante flexível e também pode ser aplicada em diversas áreas como engenharia, qualidade, pós-vendas e linhas de produção.

 

Fonte>    araraquara.com